
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
Departamento de Ciências Humanas- Campus IV- Jacobina
C.C:Estagio Curricular Supervisionado I
Professora: Ana Lúcia
Discentes: Adilson Matos , Eliene Dias e Luciana Freire
Turma: 5º Semestre - Letras Vernáculas
AS HABILIDADES DA LÍNGUA- TRATAMENTO DIDÁTICO
O ser humano é capaz de refletir sobre a linguagem e analisá-la , e a linguagem é o próprio instrumento para essa reflexão. ( Maria Lucia Gomes)
Conforme o texto , a escola é responsável por ensinar a língua padrão em suas habilidades linguísticas básicas de comunicação : falar, ouvir,ler escrever.
Apresenta os PCN se deve considerar os conhecimentos anteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar ,o nível de complexidade de diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos e o nível de aprofundamento possível de cada conteúdo, porem os de conteúdos não pode ser realizadas para todas as escolas da mesma forma , pois a diversidade em nosso pais é enorme, temos que ter flexibilidade e respeito as diferenças em cada contexto escolar.
O tratamento da oralidade: usos e formas, ao trabalhar a oralidade temos que respeitar a variedade linguística de cada aluno e a ação pedagógica deve ser bem cautelosa, precisando envolver atividades com todos os contextos comunicativos, para que os alunos se envolvam em várias situações comunicativas.
Há vários tipos de comunicação oral entre interlocutores como, por exemplo, o dialogo que quem fala quer ser compreendido , quem ouve decide se quer ouvir ou compreender , ma entrevista há o intercambio de dois interlocutores mas um caberá o papel de perguntar e o outro de responder ,a reunião –discussão um grupo se reúne para discutir um tema ou tomar uma decisão , favorecendo a participação de todos, o brainstorming estimula a criatividade do grupo através de produções intensiva de ideias, o estudo de caso os participantes do grupo analisam uma situação para discutir e analisar possíveis soluções , conseqüências e seleciona aas que apresentam maiores vantagens, entre outros...
O tratamento da escrita: usos e formas, a escrita a leitura são praticas que se relacionam e se completam, e a aquisição da escrita é de grande importância nessa modalidade linguagem.
A prática da leitura é o maior instrumento para a construção do conhecimento, despertar o interesse pela leitura é maior legado de um professor para os alunos.
Algumas propostas são sugeridas pelo PCN para este despertar pela leitura, como sempre estabelecer um propósito para a leitura , Colocar –se sempre em posição de ajuda , sem interferir mais que o necessário, estar sempre disponível, mas não interferir desnecessariamente,preparar uma atividade pós –leitura,para desenvolver a oralidade e escrita.
Condições para a pratica de leitura não considerar só materiais necessários, mas o bom uso de materiais impressos disponíveis, como algumas sugestões são dadas: leituras diárias, leitura colaborativa, projetos de leitura,atividades sequenciais e permanentes de leitura, leitura pelo professor.
A pratica de produções de textos é conseguir desenvolver textos coesos, coerentes e eficazes. E para isso é necessário que os professores trabalhem varias formas de gêneros textuais com suas especificidade , implementado uma prática continuada de textos .Alguns exemplos , projetos,textos provisórios,produção em apoio, situações de criações.
Com a analise e reflexão sobre a língua a autora acrescenta mais duas sugestões a questão do uso tecnológico para leitura e produção de textos , na primeira questão do plagio ela sugere o ensino da paráfrase ,e a segunda conversão de mensagens dos celulares ou computadores da língua informal para a formal.