top of page

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DCH - CAMPUS IV

COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

DOCENTE: Dr. Ana Lúcia Gomes

DISCENTES: Carina, Gabriella, Naiane e Roseli

1º- Apresente as principais ideias da autora quanto ao ensino do texto, literário da escola.

Partindo da certeza de que o professor é um mediador do conhecimento e que este pode e deve influenciar o seu alunado na fruição da leitura, é que compreende-se neste a importância de um perfil leitor, para que possa contribuir na apreciação leitora dos estudantes, como modo de distancia-los de uma literatura entendida como seca e pronta a avalia-los em todo momento, no entanto, como uma importante aliada na relação com o mundo. Por isso, faz-se necessário uma prática metodológica de forma criativa e interativa a fim de que o educando sinta-se atraído pelo universo da leitura.

2º- Segundo a autora quais as concepções de leitura e literatura e como está sendo realizado o trabalho com a leitura do texto literário?

Sabemos que a linguagem literária possui as suas características especificas, a conativa, no entanto os alunos não atribuem a leitura destas a reflexão e fruição necessárias, esses fatos estão inteiramente relacionados com o modo a leitura e a literatura tem sido trabalhado nas escolas, me modo direto e com fins gramaticais e avaliativos, sem possibilitar, no entanto, a familiaridade dos alunos com o texto literário, que está pautado na reflexão sobre a natureza da literatura em seu caráter ficcional, poético e estático.

3º- Apesar do tratamento escolarizado dado a leitura, como deve ser seu ensino na Educação Básica? Fundamente sua resposta.

A leitura precisa não ser vista como algo seco e posto em linhas e papeis, mas sim no que entende por fenômeno artístico, carregada de valores, crenças e ideias de autores que buscam estudos para embasar teoricamente esta ação e assim subsidiar o ensino desta. Este trabalho necessita possibilitar ao aluno uma humanização sobre a literatura, buscando mostrar o problema humano posto e a sua reflexão social a partir dele. Sobre isso, retomamos a fala de Cândido (1995: 249) “ A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante”.

4º- Elenque as principais estratégias didáticas- pedagógicas apresentadas pela autora, para o ensino da literatura a partir do texto literário, considerando: objetivos do letramento literário para os estudantes, planejamento e atividades significativas.

Visando a ampliação do repertório leitor dos alunos, é que professores de toda a rede de educação, deve se manter atento à novas leituras  como modo de garanti-los discussões e reflexões capazes de leva-los a organizar e ainda desiquilibrar informações em busca de novos conhecimentos. Assim, garanti-se ao educador a tarefa de manter-se em formação, para contribuir na formação dos seus alunos, mesmo sabedor de toda a dificuldade e percalços pelo caminho, como as bibliotecas sucateadas e que nem sempre estão atualizadas e as escolas públicas que não possuem condições materiais de adquirir livros variados.

Verifica-se a este a importância da aplicação de sequencias didáticas que o autor fundamenta em três técnicas:

  • Técnica da oficina: Direcionada para o modo e lugar como os textos serão apresentados;

  • Técnica do andaime: Direcionada para a troca de conhecimentos entre o professor e aluno;

  • Técnica do portfólio: Direcionada para o registro das observações e atividades.

bottom of page