top of page

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB

Departamento de Ciências Humanas- Campus IV- Jacobina

C.C:Estagio Curricular Supervisionado I

Professora: Ana Lúcia

Discentes: Adilson Matos,Eliene Dias e Luciana Freire

Turma: 5º Semestre - Letras Vernáculas

 

 

Relatório do Estágio Supervisionado I  no Colégio Estadual Felipe Cassiano

 

   

 

Esta síntese consiste como relatório final do Estagio I de observações, coordenado pela professora Ana Lúcia Gomes da Silva, realizado no Colégio Estadual Felipe Cassiano, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek № 572 em Várzea do Poço, no Estado da Bahia., observado pelos discentes Adilson Matos , Eliene Dias e Luciana Freire, do V Semestre  de Letras Vernáculas com objetivo de exercitar o olhar pesquisador  sobre a escola observada e seu entorno , refletindo a teoria na prática  tendo como  ponto de partida e chegada a reflexão de transformação , a pensar  o que é ser professor  e o que é ensino em seu cotidiano , compreender a identidade  do professor de língua portuguesa, investigar o campo de atuação e vivenciar a realidade desta profissão.

 

Identificação da Instituição

 

O município de Várzea do Poço está localizado na região do Piemonte da Diamantina, faz parte do território de identidade Bacia do Jacuípe, limita-se a leste com o município de Serrolândia, a sul com Mairi e Piritiba, a oeste com Miguel Calmon e a norte com Jacobina, a área municipal é de 248 km², o acesso para Salvador é efetuado pelas rodovias pavimentadas BR-324, BR-116, BA-423 e BA-417 num percurso total de 331 km. O referido município abriga dois colégios, o IESFA (Instituto Educacional São Francisco de Assis) que funciona nos três turnos e oferta o Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano e tem como órgão mantedor o município e o Colégio Estadual Felipe Cassiano que também funciona nos três turnos, ofertando o Ensino Médio Regular e o Tempo Formativo III (EJA VI e EJA VII), nos quais se encontram atualmente 278 alunos com matrícula ativa em 2016 ( Fonte: CPqD Gestão Pública), o mesmo pertence ao NRE-15 (Núcleo Regional de Educação de Ipirá-Ba), e tem como órgão mantedor o Governo do Estado.

O período de estágio observatório estava com o planejamento para ser efetuado no período entre os dias 08 de setembro e 29 do mesmo mês, mas devido as avaliações que estavam ocorrendo na Unidade Escolar, estendemos o prazo até o dia 14 de outubro, acompanhamos aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e linguagens, somando uma carga horária de 20 horas.

Nessa perspectiva as observações ocorreram em duas etapas, sendo em primeiro momento a investigação e coleta de dados sobre a instituição escolar, buscando assim compreender como funciona o espaço escolar e seu entorno. Após efetuarmos os levantamentos dos dados, apresentamos em um seminário em sala de aula. O segundo momento foi designado ao acompanhamento das aulas com o objetivo de observarmos as práticas dos professores do ensino médio das disciplinas de Literatura e Linguagens, entre as series do 1ª ao 3ª ano da referida Instituição de Ensino.

 

Investigação e coleta de dados sobre a instituição escolar

 

Durante as observações buscamos atentamente identificar o ambiente da escolar, as práticas pedagógicas, a interação entre professores e alunos, o conteúdo trabalhado, o planejamento do professor e suas habilidades de ensino, e de que forma eram analisados os processos avaliativos.

A estrutura física do Colégio Felipe Cassiano é de boa qualidade, porém traz alguns níveis de insatisfação em aspectos voltados para as manutenções tecnológicas e espaço para prática de esporte, além da necessidade de um espaço apropriado para a prática de leitura, pois  não é utilizada pelos alunos é  se percebe mais usada  como armazenamento de alguns livros , não oferecendo um acervo  adequado para uma biblioteca .

Os dados nos mostraram situações insatisfatórias, como também, pontos bastantes positivos.Diante do que foi observado, ficou claro que há um grande comprometimento da atual equipe gestora na busca de soluções para melhorar a qualidade do ensino na sua unidade escolar e também muito empenho por buscas de iniciativas educacionais que venham a beneficiar a formação profissional da população em geral, isso pode ser constatado através dos projetos educacionais em execução ou em implantação. Considerando neste contexto os projetos em implantação pela gestão atual da escola, percebemos que muitas melhorias ainda estão por vir.

Com o desejo de realizarmos uma pesquisa para discutirmos o que iremos enfrentar de positivo e negativo na nossa profissão futura é que escolhemos essa escola entre tantas outras como uma pequena amostra. Sabemos que as escolas públicas hoje, apresentam alguns problemas na sua infraestrutura e isso reflete na questão pedagógica, a escola observada não é diferente. Assim segue abaixo algumas informações que consideramos importantes discutir.

- As instalações da biblioteca não permitem a organização e armazenamento do acervo; não existe espaço suficiente para estudos individuais e em grupo, não é suficiente nem mesmo diversificado, pois, várias obras são dirigidas em sua maioria ao professor.

- Sem funcionamento: os computadores estão desativados.

- Não possui quadra de esporte, mas dispõe de um espaço de lazer muito bem conservado.

- A escola possui cozinha e a mesma está  devidamente equipada; o estado de conservação dos equipamentos é muito bom; os espaços para o armazenamento dos alimentos estão adequados; porém a escola não dispõem de refeitório.

-A escola possui 2 salas específica de vídeo equipada com TV, Vídeo/DVD, retroprojetor e equipamento multimídia, porém os programas não estão atualizados.

- A escola possui, materiais pedagógicos diversos (mapas, jogos, dicionários), porém a quantidade existente não atende plenamente a necessidade de alunos e professores.

- Os recursos pedagógicos existentes atentem em parte, a diversidade racial, cultural e de pessoas com necessidades educacionais especiais.

O colégio funciona nos três turnos, matutinos, vespertino e noturno oferecendo á comunidade o Ensino Médio Regular e o Tempo Formativo III (EJAVI e EJA VII). Consta em seu quadro efetivo de funcionários: 16 professores, 1 diretor, 1 vice-diretora, 1 secretária, 2 auxiliares administrativos, 2 merendeiras, 2 porteiros, 4 serventes, que juntos atendem atualmente 278 alunos devidamente matriculados na referida Unidade Escolar.Salientamos que fomos muito bem recebidos por todo o quadro de funcionários da referida Instituição de Ensino.

 

Desenvolvimento do Estágio

 

Nossa primeira observação foi realizada primeiramente na  turma do 1ª ano (A) vespertino. Inicialmente fomos apresentados à turma como estagiários da UNEB e estávamos ali para fazer observações para sabermos como funciona o espaço escolar e a interação entre alunos e professores.O primeiro momento ouve um pequeno de estranhamento dos alunos, mas minutos depois não hesitaram em conversar. O início da aula foi realizado a chamada dos alunos e a entrega de uma atividade avaliativa que os mesmos teriam realizados na aula anterior. Observamos que a porcentagem da média das notas da atividade que era avaliativa foi baixa, a professora propôs a correção da tarefa junto com os alunos. Ela sempre procurava dialogar com os alunos e incentivavam a perceber os erros cometidos pelos mesmos. Alguns alunos mostraram interesse em participar ativamente das correções da tarefa, mas outros não demonstraram nenhum interesse em responder oralmente. Em decorrência das notas baixas obtidas na tarefa foi proposta pela professora um trabalho para que pudessem complementar a média que dentro do ponto de vista pedagógico teria sido insatisfatória.

O trabalho seria sobre a montagem de um painel para representar os diferentes tipos de figuras de linguagem que poderia ser realizado em equipe para apresentarem na próxima aula, em forma de slides ou cartazes. O referido trabalho suscitou interesse por parte dos alunos.

Percebemos que a unidade escolar faz esforço para melhor à qualidade de ensino, pois os professores além de serem capacitados para mediar o ensino, trabalham com dedicação e afetividade. Esse momento observatório foi de extrema importância, pois nos levou a refletir nossos conhecimentos obtidos no curso de letras entre a teoria e a prática.Um dos momentos que nos chamou mais atenção foi o uso constante do aparelho celular em pleno período da explicação da aula, momentos esse que fazia com que os alunos ficassem dispersos do conteúdo que estava sendo exposto. Não ouve intervenção por parte da professora, então deduzimos que o uso do mesmo era liberado pela instituição. De forma discreta olhamos para o celular de uma aluna e percebemos que ela estava fazendo uso de um jogo eletrônico no celular. Fato esse que acontecia em pleno momento de correção da tarefa.

 Observamos que algumas vezes foi necessário chamar a atenção dos alunos sobre conversas paralelas e comportamento de alguns alunos. A professora foi muito hospitaleira, nos recebeu muito bem e disponibilizou o seu material de planejamento e nos informou que a turma era sempre assim e que as reclamações por parte dos outros professores giravam sempre no mesmo ponto de reclamação de que a turma dava muito trabalho. Segundo informações da professora parte da turma são meio “desinteressada”. O sinal tocou e os alunos saíram da sala para lanchar.

Em seguida acompanhamos uma outra turma do 3ª ano (A) vespertino, no qual não foi possível acompanhá-los especificamente, pois os alunos estavam realizando um simulado sobre os assuntos do Enem, achamos à iniciativa bem abrangente e didática, pois proporcionava aos alunos um contato direto com questões do porte do Enem, já que os mesmos estão se preparando para o processo de realização das provas. O referido simulado norteava os temas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, composta de 40 questões, com 5 opções de respostas e uma estimativa de 3 horas para a conclusão da prova.

 

Em outra data que observamos, a professora Cristiane nos oportunizou assistir um trabalho desenvolvido com os alunos do 2º ano (A) vespertino. A mesma trabalhou com expressões artísticas: através do gênero teatro, foi apresentado uma peça teatral elaborada pelos alunos, a peça girava em torno de fatos reais, cotidianos. A temática escolhida pela maioria dos alunos foi “Meninos de rua, vagabundos de Deus”. Segundo ela anteriormente fora trabalhado algumas questões como: assistiram um filme sobre teatro, treinaram postura de palco, dentre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento das atividades: fala, expressões corporais, etc. A turma foi dividida em duas equipes, cada equipe fez uma apresentação sobre a temática em questão. Achamos a metodologia, bem como a estratégia muito interessante, tornando a aula mais dinâmica, participativa e eficiente no que diz respeito ao aprendizado dos alunos.

Já a professora Valéria, nos conduziu a uma viagem junto com os alunos do 3º ano(A) vespertino em outro momento. A mesma trabalhou a “Segunda Geração Modernista”: misticismo e consciência social, com foco: Produção poética de Carlos Drummond de Andrade.A referida aula foi ministrada no espaço externo da sala de aula, o que tornou a aula bem mais interessante e participativa. A professora Valéria dividiu a turma em quatro equipes, cada equipe elaborou cartazes com a seguinte temática: Drummond: e a inquietude diante do mundo. Nos referidos cartazes haviam uma parte com poesia e a outra com imagens que abordava o tema em questão. A aula foi acompanhada não apenas pelos alunos do 3º ano(A), mas sim por alunos de outras turmas, funcionários e outros docentes que ouviram atentamente os alunos analisarem e fazerem as comparações entre os poemas e situações de tragédias atuais que poderiam ser visualizadas nos poemas de Drummond.   

 

A aula observada em outro dia foi na turma do 1º B , matutino com a professora Luciana que tem experiência de 24 anos de docência em sua aula demonstrou dominar bem o assunto ,ela seguiu fielmente o livro adotado pela escola, não empregando neste dia  outros livros-textos sobre o assunto. A aula foi iniciada  com a  revisão dos assuntos estudados  na unidade anterior que foi  os períodos literários  Trovadorismo- Humanismo  e Classicismo para  dá seqüência na nova unidade IV  ao novo período literário Barroco no Brasil com suas características.

Sua metodologia, apesar de tradicional, é contextualizada; ela apresenta os conteúdos no quadro branco e os alunos fazem anotações, mas na hora da explicação, faz a relação destes com fatos do dia a dia, proporcionando  a interação aluno e professor.

Trazendo a posição dos alunos em relação aos conflitos gerados após a divisão da igreja católica , dando origem  ao protestantismo de Lutero, porém não sabemos informar se na aula seguinte teve  leitura de alguma obra literária deste período, pois neste dia  observado não houve leitura desta época literária.

Sua prática é prejudicada, muitas vezes, pela escola não ter computadores e  impressoras suficientes  para uma aula diferenciada  e verba satisfatório para  que seja impresso  outros  tipos de textos  fora do contexto  do livro.È percebível na  docente o compromisso com os alunos os seus alunos  neste dia demonstraram   respeito a mesma  e muito dialogo sobre o assunto estudado com os colegas e a professora, porem , uns dois alunos se levantam enquanto o docente copiava  para conversa com os outros colegas, mas a  professora reclamou e foi ouvida.

A estrutura física da sala de aula é bastante favorável a prática pedagógica: ela é bastante arejada, com boa iluminação, compostas de cadeiras e uma mesa para a professora, quadro branco . A sala é composta por 27 alunos , 13 do sexo masculino e 14 do sexo feminino  neste dia faltaram 2 alunos .Percebemos  que a maioria dos alunos aprecia a merenda escolar, talvez por ser a maioria da zona rural ocorrendo de sair de suas dependências  sem tomar café , por sair muito cedo e não dá tempo ou até mesmo por não ter .

 

 

 

Considerações Finais

 

O estágio observatório é um elo de ligação que une toda a preparação em base adquirida ao longo do percurso acadêmico e que nos realiza um contato com práticas vividas em sala de aula. Percebemos que esse momento de estagio nos possibilitou completar, confrontar e observa a interação entre a teoria e a prática. Além de nos proporcionar um contato mais próximo com a realidade das escolas, também serviu de experiências para aprendermos a lidar com as dificuldades nas quais vivenciaremos em nossos estágios seguintes ou da nossa futura carreira profissional ao longo do tempo. “Assim , a vivência  no Estágio Supervisionado deve proporcionar  a unidade da teoria e prática , na interlocução  e preposição  de mudança e realidade , a partir  de superação das dicotomias  existentes no processo formativo  do futuro professor  na perspectiva de (Pimenta Lima .2004)”.

bottom of page