top of page

                                                                                 

 

 

                                                                                            

                                                        Memorial de Formação

 

 

 

Sou Luciana dos Santos Freire, nasci em 23 de Setembro de 1984, em Jacobina-BA, onde resido até hoje. Sou de origem humilde, filha de Lídia Jesus Santo e José dos Santos Freire (in memoriam). Posso afirma que tive uma infância feliz e regada a muito amor e carinho por todos da minha família, não tive um acompanhamento de um pai, pois o mesmo faleceu quando eu tinha apenas nove meses de nascida. Mas a minha mãe foi uma guerreira, pois com a ajuda dos meus avós sempre me oportunizaram uma vida confortável e sempre me incentivaram em meus estudos.


 Não tenho grandes recordações do tempo de estudo, mas lembro de pequenos momentos que vivencie nos meus primeiros contatos com a escola. Minha primeira escola foi a Escolinha Batista Missionária de Jacobina fazia parte da Igreja Batista ainda me recordo que eu era uma criança chorona que não gostava de ir para a escola, rasgava os deveres e fica sempre pelos cantos sem querer conversa com ninguém, só gostava de realizar uma tarefa se fosse pintura, pois desde pequena sempre tive facilidade para usa as cores com facilidade e aptidão. Lembro-me que minha mãe às vezes chegava tarde do trabalho e eu sempre ficava por ultimo na escola, ai a professora levava-me para a casa dela, para que ela pudesse me busca, esse momento eu me sentia tão sozinha e abandonada. Os anos se passaram e eu passei a gosta do ambiente escolar e passei a chorar para não sai mais da escola. Minha brincadeira preferida era risca as paredes fingindo ser professora.

 

Deixando minha vida infantil de lado, aos 7 anos ingressei na Escola Luis Anselmo da Fonseca, nessa escola passei por  um dos momentos mais frustrantes de minha vida, ainda me lembro foi um momento que ficou marcado em minha memória, e acho que nunca conseguirei esquecer, mas como é  um fato que não me traz boas recordações prefiro não relatar. Um dos momentos que mais gosto de lembra vivido nessa escola era o momento em que reunia os alunos para cantar o hino nacional no pátio da escola, eu achava um momento tão lindo e encantador, durante o recreio também era muito bom e as merendas eram saborosas. Lá fiz alguns amigos e essas amizades ainda permanece nos dias de hoje.


Meu ensino fundamental foi todo cursado no Colégio Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro onde também concluir o ensino Médio na Modalidade Normal o antigo (magistério). Ao longo do curso foi ganhando conhecimento e incentivos pelos professores daquela instituição para trilhar nesse campo profissional da educação. Confesso que houve momentos em que pensei em abandonar o curso por diversas vezes, mas por incentivo da minha mãe, amigos e familiares conseguir concluir o curso com muito esforço e dedicação. Antes de concluir o magistério, comecei a cursar o ensino médio normal em outra escola no Colégio Gilberto Dias Miranda, chegando a concluir o ensino médio em 2004 no magistério e 2005 no médio normal.


Em 2004, realizei um estágio inicial na educação infantil em uma Creche Municipal Guaraci Simões de Andrade, localizada no Bairro Caixa Dágua  em Jacobina, durante esse estágio, pude colocar em prática as questões teóricas aprendidas durante o curso de magistério e me  possibilitou confirma minha vocação de educadora, pois despertou em mim um grande interesse em seguir profissionalmente nesse campo de atuação.
 Sentir uma grande vocação para atuar nesse campo educacional da educação infantil. Realizei o curso com sucesso e obtive êxito ao ser avaliado pelos professores e acompanhadores dos estágios.


Os ensinamentos que obtive proporcionaram-me uma boa formação na área da educação nas series iniciais, logo após a conclusão do curso montei um reforço escolar e comecei a ensinar as tarefas escolares para as crianças da minha rua, do bairro e assim comecei a trabalhar.
Em 2007, surgiu uma oportunidade para que eu trabalhasse em uma escola para atuar como professora do terceiro período da educação infantil, e lá permaneço até os dias atuais. Desde 2007 atuo como professora no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, na Escola Chapeuzinho Vermelho, localizada na Rua São Salvador Nª 135 no Centro de Jacobina.


 A necessidade e a obrigatoriedade de obtenção de um currículo profissional mais amplo me fizeram optar por realizar o curso de Pedagogia na Unopar em 2010. Iniciei o curso, pôr não me sentir motivada para continuar, por ser um curso a distancia não me despertou interesse e acabei desistindo do curso. Em 2013 optei por estudar no Cursinho Universidade para Todos, onde o mesmo me auxiliou a ganhar um amplo desempenho de conhecimentos e informações. No mesmo ano realizei o vestibular da Uneb onde optei pelo curso de licenciatura Letras e Literatura da Língua Portuguesa sendo assim classificada para cursa o mesmo. Em 2014 deu-se inicio uma jornada acadêmica e a cada semestre vou ganhando experiências, novos métodos de aprendizagens, pesquisas enfim tudo que possa vim enriquecer minha jornada de conhecimento acadêmico.


Hoje estou cursando o V Semestre, estou em andamento do processo de teorias e práticas do processo de formação, é um momento de aperfeiçoamento e conhecimento das praticas educativas, propostas pelos educadores das universidades.
Está sendo um dos momentos mais importantes que estou vivenciando e o momento de estágio I, os desafios estão sendo impostos, mas nada que não possam a vim ser realizados. Sei que é um momento difícil, pois para quem trabalha não temos tempo suficiente para assumir um total compromisso com a dedicação do estágio, ou para com outros desafios que possam a vim se posto.


Nessa caminhada educacional da trajetória da minha vida, sempre busquei me profissionalizar para consolidar a difícil tarefa de educar. Não sei aonde vou para, mas sei que as decisões das minhas escolhas, encorajam-me a vencer todos os obstáculos que possam surgir em minha vida.
Termino aqui meu memorial escrito em poucas palavras, mas não pretendo parar, pois aqui é apenas uma etapa que conseguir em meio a outras que pretendo.  Pois aprendi que nunca e tarde para ir em busca de novos horizontes...

                                                                                     

bottom of page