top of page

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - TURMA 2014.1

Turma do VII semestre do Curso de Letras Vernáculas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Dch- Campus IV- Jacobina

 

"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri , no caminho incerto da vida, que o mais importante é decidir". (Cora Coralina [s/d])

 

Quem somos?!!

 

Somos estudantes de graduação do Curso de Letras Vernáculas da Universidade do Estado da Bahia- Uneb campus IV/Jacobina e temos como docente e supervisora do Estágio I a professora Ana Lúcia Gomes da Silva. (Uneb/Jacobina), que movidos e inspirados pela epígrafe da poetisa Cora Coralina decidimos lutar e tornar visibilizado o nosso trabalho de formação  inicial docente na Uneb, que a despeito de todos os dilemas e desafios se faz movente e fecundo entre docentes e discentes.

Este espaço virtual de Estágio Supervisionado I foi concebido como extensão da sala de aula e objetiva aprofundar, registar e socializar os estudos realizados ao longo do semestre letivo. O componente foi dividido em três eixos temáticos, a saber: Eixo I - Identidade profissional, campo de estágio e fazer docente; Eixo II- O professor de língua portuguesa e literatura: realidade como ponto de partida-chegada¹; Eixo III – O estágio como campo de conhecimento: ensino com pesquisa. A experiência realizada teve a duração de um semestre letivo de 105h, no período de 19.07.2016 a 11.11.2016 com encerramento através do Seminário integrado de Estágio Supervisionado e Seminário Interdisciplinar de Pesquisa V. A cada eixo supracitado, debatido em sala, realizava-se a discussão ampliada nos Grupos de Discussão (GD) e posteriormente eram postados os textos síntese no site da turma. Além disso, neste espaço socializamos entrevistas com docentes de outras IES sobre a identidade docente , os desafios da docência na contemporaneidade, os resultados da experiência nas escolas observadas e o planejamento para atividades potencializadores de aprendizagens como as Trilhas educativas e os casos de ensino.

Defendemos a educação online como um diferencial, uma extensão produtiva para potencializar a educação presencial, mediada por sujeitos cuja interatividade e a aprendizagem colaborativa fazem a diferença, pois não são mais aulas para “tirar dúvidas” e sim, potencializar a pesquisa e novas perguntas. Não podemos, segundo Santos (2014)², subutilizar as TIC, nem eliminar os docentes, precisamos potencializar todos e cada um/a num processo de constante reflexão sobre sua prática pedagógica e seu processo formativo no constante exercício da docência na perspectiva do desenvolvimento profissional para a docência, tendo a licenciatura como campo de pesquisa, de ensino e extensão em que possamos avançar no combate à primazia de um sobre o outro.  

Convidamos todos/as a lerem, divulgarem, partilharem conosco seus saberes, fazeres e questionamentos acerca da formação inicial da docência.

Agradecemos!!

Turma de Letras Vernáculas – Uneb

Ana Lúcia Gomes da Silva

 

 

1-Os estudantes foram a campo após os estudos realizados acerca da identidade docente, Docência, identidade e fazer docente: aprendendo a ser e estar na profissão; Dimensões éticas da profissão: algumas reflexões. Estágio Supervisionado: diferentes concepções, inserção profissional na Educação Básica e desafios da docência na contemporaneidade e os dos indicadores educacionais. Foi aprestado pela docente o roteiro de observação a ser utilizado como elemento norteador para subsidiar as observações e escrita do texto síntese do Relatório de Observação. Para maior aprofundamento Cf. http://letrasportuguesune.wixsite.com/estagio1. Acesso em 23 de out. 2016.

 

2 Para maior aprofundamento conferir : Santos, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. (2014). Disponível em: Amazon [kindle].

bottom of page